PORQUE CONTRATAR UMA CONSULTORIA OU CORRETORA ESPECIALIZADA EM GESTÃO DE BENEFÍCIOS ?

 

 

 

Qual o papel / responsabilidades de uma corretora/consultoria de benefícios?

 

Há uma variação conforme as  necessidades e a forma de trabalho que serão definidos previamente com cada cliente. A consultoria de benefícios que atua com foco na qualidade, certamente precisará entender as necessidades do cliente e  as expectativas dos usuários para propor uma gestão totalmente integrada a cultura e a estratégia do negócio.As consultorias e corretoras de benefícios atuam no mercado como “pequenas ramificações” da área de recursos humanos e tem como finalidade tornar-se um apoio aos gestores destas áreas, desenvolvendo ações para: estabelecer eficiência total nos processos operacionais, controlar custos, otimizar recursos, elaborar pesquisas de satisfação dos usuários,  auxiliar no desenvolvimento de programas de comunicação interna e campanhas focadas em qualidade de vida. Além disso, as consultorias podem auxiliar na capacitação de profissionais com foco em gestão de benefícios.

 

O que uma corretora/consultoria de benefícios pode fazer pelo programa de saúde e benefícios da sua empresa?

 

Por conhecer toda a dinâmica dos processos e por ter uma atuação focada, uma boa corretora/consultoria poderá fornecer aos seus clientes dados para a tomada de decisões e a correta utilização dos seus recursos físicos e financeiros. Tais decisões podem ser concretizadas por meio de ações e programas de qualidade de vida dos usuários, aumento da motivação e melhor percepção do valor agregado aos benefícios em relação a política de remuneração.

 

Quanto custa ter uma corretora/ consultoria de benefícios?

Não há custo adicional para a empresa que contrata os serviços de uma consultoria ou corretora para fazer a gestão de seus benefícios, pois geralmente estes profissionais recebem uma comissão das operadoras.A tabela de preços para benefícios é feita com base na faixa etária e no risco apresentado pela massa que esta sendo analisada.Muitas empresas preferem contratar diretamente com o fornecedor, pois acreditam que poderão diminuir o valor dos contratos excluindo a comissão paga para corretores e consultores. Porém o que vemos no mercado são muitos erros de precificação, ou seja, fornecedores apresentam preços baixos para ganhar o cliente e depois de um ano de contrato estes fornecedores tem que aplicar altos índices de reajustes, gerando muito desgaste nas negociações e constantes mudanças de operadoras.

 

 

Quais benefícios uma empresa poderá obter ao eleger uma corretora/consultoria de benefícios?

  • Profissionais Qualificados e especializados na gestão da área de benefícios, sem custo para a empresa;
  • Suporte técnico para resolução de problemas diários;
  • Dados atualizados e indicadores para a tomada de decisão;
  • Gestão e controle financeiro;
  • Mapeamento dos riscos (Planejamento)
  • Análise de Mercado segmentada (quais benefícios seus concorrentes estão oferecendo aos funcionários – Foco em retenção)
  • Avaliação de Custo x Benefício (Comparação de produtos e serviços)
  • Análise de Desempenho (Avaliação)
  • Programas de Qualidade de Vida (Motivação)